quinta-feira, 11 de março de 2010

Algo importante que vem crescendo cada vez mais é o incentivo para a reciclagem de materiais, uma medida importante para ajudar na preservação do meio ambiente e evitar que lixo seja jogado na natureza. Algumas pessoas tem desse “costume” o seu ganha pão, ou seja, muitas famílias no Brasil ganham a vida vendendo materiais recicláveis em locais destinados a reciclagem. A questão ambiental tem tomado proporções grandes no contexto mundial e a necessidade de se ter centros responsáveis pela preservação dele é certa, mas o mais importante é conseguir conscientizar toda a população de que a reciclagem é algo bom para natureza e consequentemente para a sociedade. Acompanhe agora algumas fotos que retratam essa reciclagem de materiais:

A produção do lixo no meio ambiente é um fato, que acontece pela própria condição humana, entretanto com o processo de urbanização e industrialização a sociedade passou a produzir um volume imensurável de lixo, que é hoje em dia um dos mais graves problemas ambientais, a produção do lixo. Não há como parar de produzir lixo, entretanto é possível e urgente que o volume de lixo seja diminuído, e essa é uma questão de consciência coletiva da necessidade de preservação ambiental.

O Que é Reciclagem de Lixo

O Que é Reciclagem de Lixo

Estudos revelam que cada indivíduo produz anualmente cerca de 300 quilos de lixo. Até algumas décadas a natureza dava conta desse lixo que era decomposto naturalmente, com a revolução industrial e os grandes centros urbanos a produção de lixo se tornou um problema de difícil solução. Muitos materiais produzidos levam séculos para se decompor e nas áreas onde a densidade demográfica é maior os recursos naturais são desgastados com a produção de lixo, ocorrendo a poluição do ar, da água e do solo. O que fazer com as toneladas de lixo que são produzidos diariamente? Este é um dos grandes desafios da sociedade moderna, e a solução pode estar na reciclagem do lixo, em definir o que é lixo e o que pode deixar de ser lixo.